Há como Fazer uma turbina aeronautica em casa?

Aug 04 2011 Published by under Uncategorized

Há como fazer uma turbina aeronautica em casa ? pelo menos uma parecida?
mas ai que materiais eu devo uzar?

Como Fazer:

  • como fazer uma turbina
  • Como fabricar uma turbina caseira para aeromodelos
  • turbina caseira
  • montar turbina caseira
  • Como fazer uma turbinacaseira sem motor
  • como fazer uma turbina para aeromodelo

5 responses so far

  • Phell says:

    Cara isso ae concerteza num é aconselhavel faze nem legal deve presisar de alguma licença.
    E mesmo assim é necessário conhecimento que num é qualquer um que aprende.
    Concerteza num é qualquer um que faz.

  • Pápal says:

    Ola!
    voce poderia fazer com um ventilado pequeno, aquele de mesa a diferença é que a hélices do ventilado joga o vento para fora, e o objetivo da turbina é jogar o vento para dendro dela e sair por tras. Pega o ventilador adapta a hélice para jogar o vento para trás, lembre-se que a hélice tem q ficar dentro do corpo da turbina, igual no desenho.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Turbina_aeron%C3%A1utica

    abraco

  • Nabosantos says:

    Não dá mesmo.
    Uma turbina real tem que ter um balanceamento perfeitro pois gira em alta rotação, além de ser feita de material metalurgicamente testado e com altíssimo controle de qualidade. Mesmo as usadas em aeromodelos são pecas de alta tecnologia.
    Tanto que parte dos aeromodelos que reproduzem jatos tem hélices em dutos ( internas). Só os aeromodelistas mais experientes e abastados usa turbinas reais.
    Uma turbina em escala real necessita de material mais resistente e é mais difícil de construir.
    Em casa só dá para fazer foguetes de propelente sólido ( que é perigoso) ou motor a hélice embutido ( o que é difícil).

  • Lucas says:

    Cara, turbina é muito complicado. É diferente de hélice, onde é só colocar pás num eixo ligado a um motor com potência suficiente pra fazer o avião voar (mas não é tão simples também). Colocar uma hélice num tubo tá longe de ser uma turbina, é apena uma hélice num tubo.

    Na turbina tem uma hélice na entrada pra sugar o ar de fora, e dentro tem um reator que queima o combustível e gera calor pra fazer esse ar que entra se expandir muito de forma direcionada, criando um jato de ar quente que garante a pontência pro avião voar. Não é um sistema simples. É inviável fazer uma turbina caseira. Sem contar que vai sair caro e é muito perigoso. Se você está afim de fazer um aeromodelo à jato recomendo lojas especializadas em aeromodelismo pra comprar uma turbina. Mas também não é aconselhavel montar seu próprio aeromodelo à jato se não tiver grande experiencia na área, é complicado e pode ser perigoso.

    Espero que tenha ajudado.

  • CB says:

    Bem uma turbina aeronáutica é difícil, mas uma parecida quem sabe…

    O princípio de funcionamento de uma turbina não é complicado, praticamente como um motor de carro temos a admissão, a compressão, a detonação e a exaustão.

    Para a admissão e compressão será necessário alguma espécie de fan, ou seja, ventilador na entrada da turbina. Depois uma câmara de combustão onde se misturam o combustível, gotejado, e o ar comprimido, nessa câmara deve haver também um dispositivo como uma vela de carro para ficar dando a ignição. Logo em seguida a exaustão, deve-se colocar um bocal para transformar toda a energia térmica do combustível em movimento. Nesse bocal normalmente se coloca a turbina, que faz girar o compressor (fan, ventilador) na entrada da turbina.

    Bem, acho que a complexidade ficou muito grande para ser feito em casa não? Precisaria de muitos materiais, tubos de metal e outras coisas e ainda assim estaríamos lidando com combustível o que é deveras perigoso…

    Mas existe um tipo de turbina mais fácil de se fazer, ela tem todos esses passos anteriores, mas é bem mais simples, consiste de um tubo de metal com uma válvula na entrada, com um gotejamento de combustível por cima e uma vela interior pra ficar dando ignição, chama-se ram-jet. Mas também é muito difícil, e a válvula e a ignição ficaria difícil de fazer… sem contar que é perigoso demais para se tentar fazer em casa sem um diploma de engenharia aeronáutica nem nada…

    Então tenho uma solução, algo caseiro que consegue demonstrar bem como funciona um motor aeronáutico e que dá para ser feito. Seria um motor parecido com esse último, mas ele não tem entrada de combustível nem de ar então é bem menos perigoso.

    Para fazer vc precisará de uma gaze umidecida úmido em algum combustível (gasolina álcool), uma garrafinha pet de 600 ml e uma vela.

    Faça um furo na tampinha da garrafa pet do tamanho de um lápis (diâmetro), abra a garrafinha e coloque dentro a gaze umidecida (bem pouco combustível, muito combustível em pouco ar não queima, e é perigoso). tampe a garrafinha e chacoalhe bastante. Apóie a garrafinha virada para um lado onde não possa atingir nada nem machucar ninguém, aproxime a chama da vela do buraquinho da tampa. O combustível dentro da garrafa vai se inflamar expandindo e fazendo a garrafa voar.

    Agora, se vc não tem idade o suficiente pra mecher com fogo, que não é recomendado para menores, tente outra receita…

    Essa será um foguete. Vc precisa de uma garrafa pet, um copinho de café de vinagre, três pacotinhos de antiácido (efervescente), dois copos de agua e uma rolha do tamanho da boca da garrafa. Junte em uma jarra a agua e o vinagre. Certifique-se de que a garrafa esta vazia e seca e coloque o antiácido dentro dela. Agora vc terá de ser rápido, prepare a base de lançamento para seu foguete, onde ele ficara apoiado com a boca para baixo, agora amasse um pouco a garrafa torcendo ela, para fazer sair um pouco de ar de dentro dela. Despeje rapidamente a agua com vinagre dentro da garrafa e imediatamente tampe com a rolha o mais forte que puder, coloque rapidamente a garrafa na posição de lançamento e aguarde longe.

    A rolha vai sair e a garrafa sai voando propelida pela agua com vinagre pela pressão vinda do ácido…

    Bem, eu sei que não é bem uma turbina aeronáutica, mas quem sabe já da para se divertir até poder fazer uma mesmo… Para fazer a turbina mesmo precisa de bastante maquinaria peças, e acima de tudo garantir a segurança, o que não da pra fazer num ambiente doméstico.

    Abraço

You must be logged in to post a comment.